Site icon Blog Instituto Dr. Francinaldo

[2023] O que é TDAH?

criança com tdah
5
(1)

Nesse artigo vamos falar sobre o que é TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Confira abaixo!

Imagine a seguinte situação:

Você percebe que seu filho, agora com oito anos de idade, vem apresentando baixo desempenho escolar.

Segundo a professora, ele vem apresentando desatenção e agitação excessiva. Também vem apresentando episódios de teimosia e agressividade, tanto para com os colegas,, quanto para com os professores, principalmente quando ele é contrariado.

Além disso, há relatos de atitudes impulsivas, por vezes havendo comportamento inadequado em várias situações, tanto no ambiente escolar, quanto no ambiente domiciliar ou em outros ambientes. 

A professora também relata que ele quase não se concentra nas tarefas e que se distrai facilmente. Tais comportamentos têm se refletido em suas médias escolares, que estão em franco declínio.

Em casa, você também tem percebido esses comportamentos, embora em menor intensidade. Você inclusive já conversou com seu filho para saber se havia algo de errado, mas ele simplesmente diz que nada de diferente ocorreu.

A professora então orienta você a procurar ajuda médica e, preocupado com a saúde do seu filho, você o leva ao neuropediatra. Após uma minuciosa avaliação e realização de exames você é informado que ele sofre de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Eu sou o doutor Francinaldo Gomes, neurocirurgião especialista em neuromodulação e epilepsia, e se você sofre com esta doença ou mesmo se conhece alguém que a tenha, acompanhe esse artigo até o final e aprenda mais sobre o TDAH.

O que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido pela sigla TDAH, é caracterizado pela presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e (ou) impulsividade.

É comum que ele ocorra na infância, mas pode persistir nos adultos principalmente quando não é adequadamente tratado no período da infância. 

Os primeiros sinais desse transtorno surgem depois dos sete anos, já que entre os 6 e 7 anos de idade as estruturas cerebrais que regulam a atenção e o comportamento ainda estão amadurecendo. 

Além disso, os sinais são bem mais fáceis de identificar nos meninos, e normalmente incluem excesso de desatenção, agitação, teimosia, agressividade ou atitudes impulsivas, que fazem com que a criança tenha um comportamento inadequado e prejudica o rendimento escolar.

Aprenda mais sobre TDAH clicando aqui.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião.

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Exit mobile version