Síndrome de West: O que é e quais as causas?

1
(2)

Entenda o que é e quais as causas da Síndrome de West neste artigo escrito pelo Doutor Francinaldo Gomes, neurocirurgião, especialista em neurocirurgia funcional e epilepsia.

O que é síndrome de West?

A síndrome de west é uma das encefalopatia epilépticas que surgem em crianças pequenas ainda na fase de amamentação, sendo caracterizada por: espasmos infantis, interrupção no desenvolvimento e uma alteração específica no exame de eletroencefalograma chamada hipsarritmia

Irei explicar mais adiante nesse artigo. 

Essa doença costuma aparecer dentre os três meses e 1 ano de idade, e faz com que haja uma regressão no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Síndrome de West causas.

O que provoca síndrome de west? Existem muitas condições que podem causar a síndrome de west, aliás na grande maioria das crianças em cerca de 70% o médico consegue encontrar uma causa através de exames complementares.

Dentre essas causas as mais comuns são: malformações cerebrais, infecções do sistema nervoso central, hemorragias intracranianas, lesões hipóxico isquêmica após o sofrimento seja por parto prematuro, ou problemas após o parto, ou muitas vezes síndrome de aspiração meconial, erros inatos do metabolismo, condições genéticas como a esclerose tuberosa, que é a causa mais comum de síndrome de West.

E a síndrome de down também é conhecida como a trissomia do cromossoma 21.

A esclerose tuberosa é uma doença genética que se caracteriza pela presença de lesões na face, os chamados adenomas sebáceos, lesões no cérebro chamadas túberes. 

Entretanto existem crianças nas quais o médico não consegue achar a causa para síndrome de west, mesmo com todos os exames disponíveis atualmente.

Este grupo é caracterizado pela falta de sinais prévios de lesão cerebral ou a etiologia não pode ser definida.

Gostou do Conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o que é Síndrome de West?

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment