Eu sou o Doutor Francinaldo Gomes, médico neurocirurgião, especialista em neuromodulação, epilepsia e cannabis medicinal, e nesse artigo vou falar sobre os sintomas do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Confira abaixo!
Imagine a seguinte situação:
Você percebe que seu filho, agora com oito anos de idade, vem apresentando baixo desempenho escolar.
Segundo a professora, ele vem apresentando desatenção e agitação excessiva. Também vem apresentando episódios de teimosia e agressividade, tanto para com os colegas,, quanto para com os professores, principalmente quando ele é contrariado.
Além disso, há relatos de atitudes impulsivas, por vezes havendo comportamento inadequado em várias situações, tanto no ambiente escolar, quanto no ambiente domiciliar ou em outros ambientes.
A professora também relata que ele quase não se concentra nas tarefas e que se distrai facilmente. Tais comportamentos têm se refletido em suas médias escolares, que estão em franco declínio.
Em casa, você também tem percebido esses comportamentos, embora em menor intensidade. Você inclusive já conversou com seu filho para saber se havia algo de errado, mas ele simplesmente diz que nada de diferente ocorreu.
A professora então orienta você a procurar ajuda médica e, preocupado com a saúde do seu filho, você o leva ao neuropediatra. Após uma minuciosa avaliação e realização de exames você é informado que ele sofre de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Eu sou o doutor Francinaldo Gomes, neurocirurgião especialista em neuromodulação e epilepsia, e se você sofre com esta doença ou mesmo se conhece alguém que a tenha, acompanhe esse artigo até o final e aprenda mais sobre os Sintomas do TDAH.
Sintomas do TDAH: quais são os principais?
Uma vez que o TDAH é um transtorno complexo, seus sinais e sintomas são geralmente divididos em dois grupos.
Desatenção
Assim, a desatenção pode ser identificada por:
- Dificuldade para prestar atenção ou errar por descuido em atividades lúdicas escolares, ou de trabalho;
- Parecer não escutar quando se fala com ele(a);
- Não seguir instruções em tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;
- Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;
- Evitar tarefas que exigem esforço mental constante;
- Esquecimento frequente das atividades diárias.
Hiperatividade e a Impulsividade
Já a hiperatividade e a impulsividade tem as seguintes características:
- Agitar as mãos e os pés ou se remexer na cadeira;
- Abandonar a cadeira da sala de aula ou outras situações onde se espera que permaneça sentado;
- Correr ou escalar objetos de forma exagerada em situações inapropriadas;
- Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;
- Está frequentemente a mil e muitas vezes agir como se estivesse a todo vapor;
- Falar de forma exagerada;
- Dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;
- Ter dificuldade em esperar a sua vez;
- Interromper ou se meter em assuntos dos outros.
A criança hiperativa pode demonstrar este comportamento em qualquer lugar, como na escola, em casa ou na igreja, e eles são muito desgastante para os pais, cuidadores ou professores.
Antes de se pensar em déficit de atenção e hiperatividade, é importante observar os sinais que a criança demonstra e tentar entendê-la, já que o nervosismo, o medo e o cansaço, por exemplo, são situações que também podem gerar alterações no comportamento.
O que é TDAH?
Agora que já explicamos os sintomas de TDAH, vamos explicar o que ele é.
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido pela sigla TDAH, é caracterizado pela presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e (ou) impulsividade.
É comum que ele ocorra na infância, mas pode persistir nos adultos principalmente quando não é adequadamente tratado no período da infância.
Os primeiros sinais desse transtorno surgem depois dos sete anos, já que entre os 6 e 7 anos de idade as estruturas cerebrais que regulam a atenção e o comportamento ainda estão amadurecendo.
Além disso, os sinais são bem mais fáceis de identificar nos meninos, e normalmente incluem excesso de desatenção, agitação, teimosia, agressividade ou atitudes impulsivas, que fazem com que a criança tenha um comportamento inadequado e prejudica o rendimento escolar.
Ficou com alguma dúvida sobre os Sintomas do TDAH? Deixe a sua dúvida em um comentário!
Leia mais sobre doenças e transtornos neurológicos comuns:
– Conheça as 5 doenças neurológicas mais comuns e como cada uma afeta o seu corpo
– [2022] O que é depressão e como saber se você sofre com esse transtorno?
Dr. Francinaldo Gomes é Neurocirurgião. Mestre em Neurociências. Membro da Comissão de Apoio, Qualificação e Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Número de registro: CRM 6346 PA – RQE 3805 CRM 103790 SP – RQE 30517