Como saber se alguém é autista? Quais são os sinais e sintomas do autismo?
Eu sou Doutor Francinaldo Gomes, médico neurocirurgião, especialista em neuromodulação, epilepsia e cannabis medicinal, e neste artigo irei esclarecer as suas dúvidas sobre o diagnóstico do Austimo.
Leia sobre Autismo no artigo completo:
–[2023] Autismo tem cura? O que é, tratamento e sintomas
Quais são os sinais e sintomas do autismo?
Alguns dos principais sinais e sintomas que caracterizam o autismo incluem:
- Dificuldade na interação social, mantendo pouco contato visual, expressão facial ou gestos
- Ter dificuldade em fazer amigos e expressar ideias e emoções
- Prejuízo na comunicação, como ter dificuldade em iniciar e manter uma conversa
- Compreender o ponto de vista de outras pessoas
- Entender figuras de linguagem, humor e sarcasmo
- Manter um tom de voz monótona parecendo um robô
- Deixar de responder ou demorar a responder quando chamado
- Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz-de-conta
- Ficar aborrecido por pequenas mudanças nos hábitos
- Ter muito interesse por algo muito específico, como uma asa de um avião ou números
- Comportamentos repetitivos como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás
- Repetir várias vezes algumas palavras ou frases
Além disso, pessoas com autismo também podem ter dificuldade para dormir, apresentar nervosismo ou mesmo agitação frequente.
Estes sinais podem ser tão leve que algumas vezes acabam passando despercebidas, mas também podem ser moderados a graves, interferindo no comportamento e na comunicação.
Existem testes online que auxiliam a identificar os principais sintomas do autismo, vale a pena conhecê-los.
Apesar dos desafios, as pessoas com autismo também podem apresentar muitas qualidades, como conseguir se lembrar por muito tempo de detalhes e acontecimentos, ter facilidade para aprender a ler, e ter boas habilidades com músicas, números e arte por exemplo.
Como confirmar um diagnóstico?
O diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes deve ser feito por uma equipe multidisciplinar que pode incluir o pediatra, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e neuropsicólogo.
Geralmente é feito através da observação da criança, de informações sobre a idade dos pais, gestação e parto, e da realização de alguns testes de diagnóstico, como exame de sangue e testes auditivos.
Já em adultos, o diagnóstico pode ser um pouco mais difícil, pois os sintomas do autismo são similares a outros transtornos, como ansiedade ou transtorno de déficit de atenção.
Por isso, ao perceber sinais e sintomas como dificuldade de interação social e comunicação ou comportamentos repetitivos, é aconselhável passar por uma consulta com neuro psicólogo ou psiquiatra para que seja feita uma avaliação adequada.
O autismo muitas vezes pode ser leve e confundido com timidez, falta de atenção ou esquisitice. Por isso, em caso de dúvidas, é recomendado realizar uma consulta com o médico para fazer uma avaliação e indicar o tratamento mais adequado.
Autismo tem cura? Como é feito o seu tratamento?
Apesar do autismo não ter cura, o tratamento quando realizado corretamente pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, a capacidade de comunicação e a autonomia da pessoa.
Os tratamentos do autismo devem ser feitos somente com acompanhamento de um médico e varia de acordo com as necessidades individuais.
Assim, pode-se incluir uso de medicamentos e suplementos como a risperidona, aripiprazol, melatonina, probióticos e ômega 3, sessões de Fonoaudiologia para melhorar a fala e a comunicação, terapia comportamental para facilitar as atividades diárias e terapias de grupo para melhorar socialização.
Além disso, é aconselhável manter uma dieta balanceada que pode ajudar a melhorar o sono, diminuir a irritabilidade e melhorar o apetite.
Existem dietas específicas para pessoas com o transtorno do espectro autista. Para isso, é necessário um acompanhamento nutricional.
Leia sobre tratamentos com Cannabis Medicinal e sobre as causas do Autismo no artigo completo:
–[2023] Autismo tem cura? O que é, tratamento e sintomas
Dr. Francinaldo Gomes é Neurocirurgião. Mestre em Neurociências. Membro da Comissão de Apoio, Qualificação e Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Número de registro: CRM 6346 PA – RQE 3805 CRM 103790 SP – RQE 30517