Eu sou Doutor Francinaldo Gomes, médico neurocirurgião, especialista em neuromodulação, epilepsia e cannabis medicinal, e neste artigo irei explicar o que é a convulsão febril e convulsão febril infantil.
Leia o artigo completo sobre convulsão febril:
–Convulsão febril: Sintomas e tratamento
O que é a convulsão febril?
A convulsão febril é um tipo de convulsão generalizada, ou seja, que acontece com sintomas de:
- Perda de consciência da criança
- Abalo generalizado nos braços e pernas
- Virada dos olhos
- Dificuldade de respiração
Costuma durar poucos minutos, sempre em crianças pequenas de poucos meses a alguns anos de vida. Associadas a elevação rápida da temperatura corporal, um quadro febril devido a uma infecção como resposta do cérebro dessa criança a condição e a velocidade da elevação da febre.
Mesmo orientando pais e familiares sobre a benignidade da crise convulsiva febril, que dura pouco tempo e não é muito grave.
Ainda assim, durante o ataque, os sintomas apresentados pela criança podem ser desesperadores para quem está presenciando.
As crises convulsivas febris podem ser simples quando duram de segundos até cerca de 10 a 15 minutos e não voltam em um período de 24 horas ou menos. Neste tipo de crise, os abalos costumam ocorrer nos dois lados do corpo e de forma generalizada
As crises que duram mais de 15 minutos, onde os abalos ocorrem em apenas um lado do corpo da criança ou que voltam no período de 24 horas ou menos da primeira crise são chamadas de convulsão febril complexa. E podem indicar uma evolução mais séria.
Entre os fatores de risco para ocorrer a convulsão febril, o maior deles é sem dúvida a idade menor.
Estas convulsões ocorrem sobretudo em crianças de 6 meses até 3 ou 4 anos de idade. Raramente antes ou após esta faixa etária as convulsões febris costumam ocorrer. Se houver histórico de familiares com o mesmo problema, o alerta também deve ser dado.
A crise convulsiva febril é o problema neurológico mais comum durante a infância, as convulsões associadas a febre são eventos comuns nos departamentos de emergência
Ocorrendo em 2% a 5% das crianças até 5 anos de idade, e são responsáveis por aproximadamente 50% de todas as convulsões em crianças nesta faixa etária.
Quer saber mais sobre Convulsão Febril?
A convulsão febril é uma condição extremamente comum, que afeta muitas crianças pequenas e causa temor e ansiedade nos pais e familiares.
Confira nosso artigo completo Convulsão febril: Sintomas e tratamento para entender a doença e não ser pego desprevenido.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião.
Gostou? Ajude-nos avaliando este artigo!
Clique nas estrelas
Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?
Dr. Francinaldo Gomes é Neurocirurgião. Mestre em Neurociências. Membro da Comissão de Apoio, Qualificação e Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Número de registro: CRM 6346 PA – RQE 3805 CRM 103790 SP – RQE 30517
Você também pode gostar:
- Convulsão febril: Sintomas e tratamento
- Conheça as 5 doenças neurológicas mais comuns e como…
- [2024] Tipos de epilepsia: sintomas e crises específicas
- [2024] Paralisia cerebral: o que é, causas, sintomas…
- Mal de Parkinson: O que é? Tratamentos e Sintomas (2024)
- [2023] Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA): o que é,…