O que fazer durante a convulsão febril?

3
(4)

Eu sou o Dr. Francinaldo Gomes, neurocirurgião especialista em neuromodulação, epilepsia e cannabis medicinal, e neste artigo irei explicar o que fazer durante a convulsão febril e convulsão febril infantil.

Leia o artigo completo sobre convulsão febril:
Convulsão febril: Sintomas e tratamento

O que fazer durante a convulsão febril?

A primeira coisa é manter a calma, deitar a criança e apoiar sua cabeça em uma superfície macia. Virando a cabeça para o lado, para que a saliva ou alguma secreção saia pela boca naturalmente durante o ataque e não obstrua respiração.

Se puder, peça alguém ou você mesmo conte o tempo que durar a crise. Esta informação é muito importante para o médico. E você poderá ficar tão preocupado e desesperado que nem terá muita noção disso após o quadro ter acontecido.

O tempo de duração da crise é um dos indicadores de maior ou menor gravidade de cada caso

A duração de uma convulsão febril típica é de alguns minutos, depois disso a criança costuma ficar sonolenta e vai acordando aos poucos. Não se recomenda colocar os dedos dentro da boca da criança para puxar a língua, pois esta ação pode levar a lesão nos dedos de quem tentou apenas ajudar.

É muito importante a mãe, o pai ou familiar documentar se houve febre e o seu nível, que é visto através da medida da temperatura com um termômetro. 

Pois a convulsão febril deve ser diferenciada de uma convulsão sem febre, esta dúvida não deve existir. 

Muito importante! Nada de tentar baixar a febre da criança no momento da crise, tentar dar remédio pela boca da criança durante o ataque pode piorar a situação, pode causar engasgo ou aspiração levando até a pneumonias. 

Depois do término da crise orienta-se ligar para o pediatra para avisar do ocorrido. 

Em casos de primeira convulsão febril ou quando não se conhece a causa da febre, é necessário a ida até o hospital. Para um exame médico pediátrico detalhado, para que se verifique o que causou a febre, por exemplo uma infecção. E tratar o foco o quanto antes. 

É preciso fazer uma tomografia ou ressonância magnética de uma criança em caso de convulsão febril? 

Esta pergunta é muito frequente. Sabe-se que se for convulsão febril de fato muito raramente haverá necessidade de exames de tomografia ou ressonância. 

Inclusive a prática de pedido de indiscriminado de tomografia do crânio para crianças que tiveram convulsão febril já foi bastante estudado. 

E acreditem, crianças com convulsões febris ou trauma de crânio submetidas a tomografia de crânio, sem que esta necessidade realmente exista, na evolução e reavaliação destas pesquisas houve maior incidência de tumores cerebrais e outros tipos de câncer. Por causa de sua maior exposição ao raio-x, que são necessários para fazer estes exames. 

Portanto um recado aos pais e familiares da criança que tem convulsão febril, na grande maioria das vezes não há necessidade de tomografia ou exame de ressonância na avaliação da convulsão febril. 

Existem casos raros de meningite de abscesso cerebral que necessitam de exames de imagem para seu diagnóstico.

Então quais exames são importantes?

O primeiro e mais importante exame é a documentação da febre com termômetro ainda em casa. 

Se for possível, seguido pelo bom exame clínico do pediatra para ver o local e o foco da febre, por exemplo: ouvido, garganta, abdômen e outros. Assim direcionando seu tratamento 

Outro exame importante que na maioria das vezes vem com resultado normal é o eletroencefalograma, feito geralmente depois da fase aguda, em regime ambulatorial 

Além destes, exame de sangue, por exemplo, para detectar infecção urinária. O exame do ico, para examinar se há meningite pode ser necessário.  

Como prevenir a convulsão febril ?

A prevenção de novos episódios compreende o tratamento medicamentoso da febre e outras medidas anti térmicas para diminuir a temperatura elevada do corpo.

Em alguns casos de recorrência frequente, medicações que controlam as crises convulsivas podem ser necessárias.

O que fazer durante a convulsão febril?

Quer saber mais sobre Convulsão Febril?

A convulsão febril é uma condição extremamente comum, que afeta muitas crianças pequenas e causa temor e ansiedade nos pais e familiares.

Confira nosso artigo completo Convulsão febril: Sintomas e tratamento para entender a doença e não ser pego desprevenido.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco sua opinião.

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment