Síndrome de Lennox-Gastaut: Quais os Sintomas e Como é Feito o Diagnóstico? Neurocirurgião Explica!

0
(0)

Nesse artigo você irá aprender os sintomas de Síndrome de Lennox-Gastaut e como é feito o seu diagnóstico.

Para contextualizar, imagine a história abaixo e nos acompanhe até o final:

Você percebe que seu filho, agora com 12 meses de idade, passou a apresentar regressão das suas habilidades e crises convulsivas de vários tipos diferentes mesmo na ausência de febre e que tais crises não são controladas por medicamentos anti-convulsivantes. 

Durante o parto, houve relato de falta de oxigênio e necessidade de ficar na incubadora por 7 dias. Além disso, ele vem apresentando retardo do desenvolvimento psicomotor e vem perdendo suas funções cognitivas. 

Você o leva a um médico especialista e, após uma minuciosa avaliação e realização de exames, você é informado que ele está com Síndrome de Lennox-Gastaut.

Eu sou o Dr. Francinaldo Gomes, neurocirurgião especialista em neuromodulação, epilepsia e cannabis medicinal. Se você sofre com esta doença ou se conhece alguém que tenha, acompanhe esse artigo até o final e aprenda mais sobre Síndrome de Lennox-Gastaut.

Quais os Sintomas da Síndrome de Lennox-Gastaut?

A maioria das crianças começam a se desenvolver normalmente, mas iniciam sintomas de regressão das suas habilidades, em maior ou menor velocidade, em conjunto com o início das crises convulsivas.

As convulsões quase sempre aparecem sem febre, e ficam descontroladas a despeito do tratamento com os medicamentos anti-convulsivantes, e podem ser de variados tipos (parciais, crises mioclônica, tônico-clônicas generalizadas ou atônicas). 

Ainda, outros sintomas, como alterações de personalidade e comportamento, humor variável e retardo do desenvolvimento psicomotor e cognitivo podem aparecer na evolução do quadro da doença.

Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Lennox-Gastaut? 

Além do exame clínico e neurológico, feito pelo médico especialista, os médicos costumam pedir exames para ajudar este diagnóstico.

Assim, os exames costumam ser: exames de imagem do cérebro (tomografia e/ou ressonância magnética) e o eletroencefalograma (EEG). 

Assim como as crianças que têm Síndrome de West, que apresentam o achado específico chamado hipsarritmia, as crianças com SLG  apresentam um achado específico chamado descargas do tipo ponta-onda generalizadas.

Além destes exames, os exames que se destinam a identificar a causa são muito importantes, como exames de sangue e do líquido cefalorraquidiano, para diagnosticar infecções e os testes genéticos, para diagnosticar determinadas síndromes genéticas.

Tudo sobre Lennox-Gastaut

Confira o artigo completo sobre a Síndrome de Lennox-Gastaut: “Síndrome de Lennox-Gastaut: o que é, cura e expectativa de vida (2023)

Clique aqui para conhecer as 5 doenças neurológicas mais comuns.

Não se esqueça de colocar em prática o que você aprendeu nesse texto, e compartilhá-lo para seus amigos e familiares.

Gostou? Nos ajude avaliando este artigo, por favor.

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Leave a Comment