Nesse artigo você irá aprender os sintomas de Síndrome de Lennox-Gastaut e como é feito o seu diagnóstico.
Para contextualizar, imagine a história abaixo e nos acompanhe até o final:
Você percebe que seu filho, agora com 12 meses de idade, passou a apresentar regressão das suas habilidades e crises convulsivas de vários tipos diferentes mesmo na ausência de febre e que tais crises não são controladas por medicamentos anti-convulsivantes.
Durante o parto, houve relato de falta de oxigênio e necessidade de ficar na incubadora por 7 dias. Além disso, ele vem apresentando retardo do desenvolvimento psicomotor e vem perdendo suas funções cognitivas.
Você o leva a um médico especialista e, após uma minuciosa avaliação e realização de exames, você é informado que ele está com Síndrome de Lennox-Gastaut.
Eu sou Doutor Francinaldo Gomes, médico neurocirurgião, especialista em neuromodulação, epilepsia e cannabis medicinal. Se você sofre com esta doença ou se conhece alguém que tenha, acompanhe esse artigo até o final e aprenda mais sobre Síndrome de Lennox-Gastaut.
Quais os Sintomas da Síndrome de Lennox-Gastaut?
A maioria das crianças começam a se desenvolver normalmente, mas iniciam sintomas de regressão das suas habilidades, em maior ou menor velocidade, em conjunto com o início das crises convulsivas.
As convulsões quase sempre aparecem sem febre, e ficam descontroladas a despeito do tratamento com os medicamentos anti-convulsivantes, e podem ser de variados tipos (parciais, crises mioclônica, tônico-clônicas generalizadas ou atônicas).
Ainda, outros sintomas, como alterações de personalidade e comportamento, humor variável e retardo do desenvolvimento psicomotor e cognitivo podem aparecer na evolução do quadro da doença.
Como é feito o diagnóstico da Síndrome de Lennox-Gastaut?
Além do exame clínico e neurológico, feito pelo médico especialista, os médicos costumam pedir exames para ajudar este diagnóstico.
Assim, os exames costumam ser: exames de imagem do cérebro (tomografia e/ou ressonância magnética) e o eletroencefalograma (EEG).
Assim como as crianças que têm Síndrome de West, que apresentam o achado específico chamado hipsarritmia, as crianças com SLG apresentam um achado específico chamado descargas do tipo ponta-onda generalizadas.
Além destes exames, os exames que se destinam a identificar a causa são muito importantes, como exames de sangue e do líquido cefalorraquidiano, para diagnosticar infecções e os testes genéticos, para diagnosticar determinadas síndromes genéticas.
Tudo sobre Lennox-Gastaut
Confira o artigo completo sobre a Síndrome de Lennox-Gastaut: “Síndrome de Lennox-Gastaut: o que é, cura e expectativa de vida (2023)“
Clique aqui para conhecer as 5 doenças neurológicas mais comuns.
Não se esqueça de colocar em prática o que você aprendeu nesse texto, e compartilhá-lo para seus amigos e familiares.
Dr. Francinaldo Gomes é Neurocirurgião. Mestre em Neurociências. Membro da Comissão de Apoio, Qualificação e Gestão Empresarial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Número de registro: CRM 6346 PA – RQE 3805 CRM 103790 SP – RQE 30517